quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Seminário Pedra de Xangô – Território Sagrado

O Espaço Cultural da Barroquinha recebeu, nesta quarta-feira (6), o seminário “Pedra de Xangô – Território Sagrado”. O evento foi realizado pela Prefeitura, através da Fundação Gregório de Mattos. Rodeada de imensa área de Mata Atlântica, a Pedra de Xangô está localizada nas imediações de Cajazeiras, na Av. Assis Valente, estrada que liga a região de Fazenda Grande I, Fazenda Grande II, Boca da Mata e Estrada Velha do Aeroporto. O local possui grande importância para os seguidores de religiões de matriz africana que vivem na região.
O seminário teve o objetivo de mostrar a importância da Pedra de Xangô como lugar sagrado e elemento de resistência cultural e aglutinador da teia de terreiros da área, bem como buscar a conscientização da sociedade para a preservação e tombamento do monumento natural e o seu entorno.


A programação do evento contou com a participação de autoridades, profissionais, personalidades e estudiosos da temática negra, a exemplo da secretária Municipal da Reparação, Ivete Sacramento; da vice-prefeita da cidade de Salvador, Célia Sacramento; do presidente da FGM, Fernando Guerreiro; do arquiteto e professor da Ufba Fábio Velame; da bióloga e mestre em Estudos Etnicos e Africanos Sueli Conceição; do economista, dramaturgo, educador e diretor da Sociedade da Cultura Negra do Brasil Everaldo Duarte, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário