quinta-feira, 23 de julho de 2015

SIMPÓSIO NO VATICANO SOBRE CIDADES E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Início dos trabalhos no segundo dia no VATICANO. Workshop: Mudanças Climáticas. O Monsenhor Prof Dr Marcelo Sánchez Sorondo, faz a fala de abertura. Seguido do Seminário proferido pelo Prof. Dr. Jeffrey D. Sacha que é autor do livro: A era do Desenvolvimento Sustentável.


O Prefeito de Roma, Dr. Ignazio Marino, destaca as ações da sua cidade para promover o desenvolvimento sustentável. Para ele a religião e a política tem um papel especial promulgar os valores morais e promover a criação de ações que consigam enfrentar os desafios decorrente do crescimento sem inclusão social e cuidados com o meio ambiente.


O Prefeito de Nova York, Dr. Bill de Blasio, admitiu que sua cidade não tem dado a devida atenção às questões ambientais. Contudo, apresenta o novo Plano de desenvolvimento de Nova York. Este já contempla o crescimento a partir do desenvolvimento sustentável. Para tanto, estabeleceu uma parceria com vários atores a saber: o cidadão, as universidades e principalmente o setor privado. Admite que todos os esforços ainda são poucos diante dos problemas que causamos para a humanidade.


Tanto o Governador de Berlin, quanto o da Califórnia foram enfáticos quanto à necessidade de ações corajosas e imediatas para mitigar os efeitos das Mudanças Climáticas. Já o Prefeito de Bogotá Dr. Gustavo Petro Urrego, destaca a questão dos aterros sanitários e a necessidade de cuidado com os recursos hídricos.


O Prefeito Korisco da África Central expõe seu plano para o cuidado e atenção a questão ambiental e mudanças climáticas. Rumo ao Debate com a participação da plenária.




A Prefeita de Siquirres na Costa Rica, apresenta uma pergunta relacionando ao Papel das Mulheres na questão ambiental e também mudanças climáticas.


A Prefeita de Librivil - Gabão, Dr. Rose Christiane Reponda. Ela apresenta a experiência da Su cidade para enfrentar as questões socias e ambientais. Também participam desse painel o Prefeito de ACCRA, Dr. Alfred Vandepuije, O Prefeito de Medelin, Dr. A prefeita de Stolcomo. E o prefeito de uma das cidades de Chicago. Todos apresentando suas ações para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

 

  

De tarde no Vaticano foi dado início à segunda etapa do Workshop no Vaticano. Tema: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO INCLUSIVO. Participam do Painel os Prefeitos de Vancover, Gregor Robertson; Dakar, Aliow Sell; Bogonegro na Indonésia e Jonhnesburg ÁFRICA do Sul - Parks Tau.


O Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati está dando um show apresentando caminhos para o desenvolvimento sustentável. Participação Popular na definição dos destinos do Orçamento Público.


A última etapa do Workshop sob o Tema: FINANCIAMENTO E GOVERNANÇA. Caminhos para o desenvolvimento Sustentável.




Nenhum comentário:

Postar um comentário